Início » Putin será dono de iate de 645 milhões de euros

Putin será dono de iate de 645 milhões de euros

Muito está a ser escrito nas redes sociais sobre o “Scheherazade”, um iate de origem alemã com dois heliportos, uma piscina, um complexo de spa, um salão de beleza, enormes salas de estar e camarotes reais. Com a apreensão de iates de vários multimilionários russos, a revolta cresce entre os internautas e há até uma investigação a decorrer para tentar provar que o proprietário do iate é, de facto, Vladimir Putin, exigindo que seja imediatamente confiscado.

Este será o 13.º iate maior do mundo, com 140 metros de comprimento.

Maria Pevchikh, uma jornalista de investigação russa e chefe da unidade de investigação da Federação Anticorrupção (FBK), criada por Navalny, tem mantido a par os seus seguidores no Twitter sobre a busca pela verdadeira identidade do dono do “Scheherazade”, partilhando o que vai descobrindo. Maria escreve que “o iate é de propriedade de uma empresa offshore anónima das Ilhas Marshall. Ninguém o reivindicou ainda. Então, na verdade, é o maior iate do mundo cujo dono é desconhecido”.

A jornalista, que diz investigar Putin há décadas, observa que “há uma coisa que sabemos com certeza. Putin nunca mantém ativos no seu próprio nome”. Maria garante ter conseguido falar com um dos elementos da tripulação, que lhe terá confirmado que o proprietário é, efetivamente, Vladimir Putin.

Tripulação ligada ao Serviço Federal de Segurança russo

equipa de Navalny afirma ter chegado aos documentos através do porto italiano onde está atracado o iate. Das 23 pessoas “chave” da tripulação, pelo menos metade terão ligação ao Serviço Federal de Segurança russo (o FSB).

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!