Início Mundo Oposição bielorrussa pede mais sanções contra Lukashenko

Oposição bielorrussa pede mais sanções contra Lukashenko

AFP

Uma figura de destaque da oposição bielorrussa no exílio pediu esta quarta-feira aos países ocidentais que endureçam as sanções contra o presidente Alexander Lukashenko e o seu regime, por apoiar a invasão da Ucrânia pela Rússia

Lukashenko apoiou a ofensiva pelas forças do russo Vladimir Putin, permitindo que ele lançasse ataques do território de Belarus.

Embora ele tenha enfrentado sanções cada vez mais duras desde que reprimiu violentamente os protestos em seu país após as eleições de 2020, denunciadas como fraudulentas, seus críticos estão pedindo mais.

“Lukashenko merece muito mais opróbrio global do que recebeu”, escreveu Pavel Latushko, um proeminente dissidente bielorrusso que vive na Polônia, no jornal The New European.

“Pode ser que seja um peão de Putin. Mas ele também é um ator importante neste show de horror, e é hora de o Ocidente perceber isso e agir de acordo. Ambos os monstros devem ser responsabilizados”, acrescentou.

Latushko, que fugiu da repressão em seu país, escreveu uma carta aberta aos líderes mundiais exortando-os a replicar contra Belarus as sanções recentemente impostas à Rússia.

Além disso, quer que a comunidade internacional considere a possibilidade de incluir Lukashenko em qualquer acusação por crimes de guerra na Ucrânia, apontando que os dissidentes também acumulam evidências de sua brutal repressão em seu Belarus.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!