Mundo avança como sonâmbulo para catástrofe climática -

Mundo avança como sonâmbulo para catástrofe climática

O mundo avança “como sonâmbulo para a catástrofe climática”, alertou nesta segunda-feira (21) o secretário-geral da ONU, António Guterres, que pediu às principais potências que abandonem a dependência das energias fósseis.

O objetivo de limitar o aumento das temperaturas a +1,5 ºC em comparação com a era pré-industrial está “nos cuidados intensivos”, declarou Guterres durante a conferência sobre o desenvolvimento sustentável organizada pela revista The Economist em Londres.

De acordo com a ONU, o planeta precisaria reduzir em 45% as emissões até 2030 para que o limite de +1,5 ºC não seja superado. Mas as emissões permanecem em alta e o o mundo já atingiu +1,1 ºC, o que multiplica, segundo os cientistas que estudam a mudança climática, fenômenos extremos, como grandes secas ou inundações catastróficas.

“O problema está se agravando”, declarou Guterres em uma mensagem de vídeo pré-gravada na qual recordou que em 2020 as catástrofes climáticas obrigaram 30 milhões de pessoas a abandonar suas casas, “ou seja, três vezes mais que o número de pessoas deslocadas por conflitos”.

“Se continuarmos assim, podemos nos despedir da meta de 1,5 C. E até o objetivo de +2 ºC pode ficar fora de alcance”, acrescentou.

Related posts
MacauSociedade

Universidade de Macau aposta na internacionalização

AngolaPolítica

UNITA diz que Tribunal Constitucional aceitou providência cautelar

AngolaSociedade

“Caçadores de óbito”, os truques para matar a fome em Luanda à custa dos funerais

BrasilSociedade

Alterações climáticas colocam Amazónia em risco de se transformar em savana

PortugalSociedade

Seca. Portugal e Espanha esperam apoio de Bruxelas

Política

Cimeira Europa África arranca em Bruxelas

ChinaSociedade

Temperatura média da China em 2021 foi a mais alta desde 1961

Assine nossa Newsletter