A Christie’s anunciou esta segunda-feira que vai leiloar o retrato de Marilyn Monroe “Shot Sage Blue Marilyn“, da autoria de Andy Warhol, de 1964, por um valor estimado de 200 milhões de dólares (180,9 milhões de euros). A leiloeira diz esperar que o quadro se torne na obra de arte mais cara do século XX quando for a leilão em Nova Iorque, em maio.
Em comunicado, a Christie’s descreve a serigrafia de 40 polegadas (um metro) como “uma das imagens mais raras e transcendentes que existem”. Alex Rotter, chefe do departamento de arte dos séculos XX e XXI da Christie’s, apelida o retrato como “a mais importante pintura do século XX a ir a leilão numa geração”.
“A Marilyn de Andy Warhol é o pináculo absoluto do American Pop e a promessa do Sonho Americano, encapsulando otimismo, fragilidade, celebridade e iconografia de uma só vez”, explica. Warhol começou a criar serigrafias de Monroe após a morte da atriz, em agosto de 1962. O artista pop produziu quatro obras, conhecidas como as “Shot Marilyns“, todas do mesmo tamanho e com fundos de cores diferentes.
Leia mais em TSF