Os casos da Ómicron BA2, uma subvariante de COVID-19, estão aumentando em toda a União Europeia (UE), informou a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês) nesta quinta-feira.
“Enquanto muitos países da UE suspendem as restrições, notamos que as taxas de infecção aumentam novamente em alguns estados-membros, em parte por causa da circulação da Ómicron BA2, que parece ser mais transmissível do que outras variantes”, disse aos jornalistas, Marco Cavalieri, chefe de estratégia da EMA sobre ameaças à saúde biológica e vacinas.
O que mais importa, disse ele, é como esse aumento de casos estressará os sistemas de saúde.
A EMA convocou os cidadãos não vacinados a se vacinarem o mais rápido possível, enfatizando que agora são cinco vacinas de COVID-19 autorizadas na UE usando diferentes tecnologias.
“Atualmente, não há evidências de que a resposta imune após a vacinação seja significativamente diferente com a Ômicron BA2. As vacinas continuam oferecendo alta proteção contra hospitalização e morte”, disse ele.
As vacinas que receberam autorização de comercialização condicional da EMA são aquelas produzidas pela Pfizer/BioNtech, Moderna, AstraZeneca, Janssen e Novavax.