Início » Cidades que elegeram Bolsonaro tiveram mais mortes por Covid em 2021

Cidades que elegeram Bolsonaro tiveram mais mortes por Covid em 2021

Um artigo publicado pela edição da revista Lancet para as Américas afirma que os municípios brasileiros que deram vitória ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2018 registraram mais óbitos por Covid no ano passado do que os que optaram por Fernando Haddad (PT) naquele pleito. Os pesquisadores analisaram os dados de 5.570 cidades.

ALERTA

O risco de morte em decorrência do Covid foi 44% maior naquelas mais bem desenvolvidas e alinhadas a Bolsonaro, segundo o estudo realizado por um grupo independente de pesquisadores ligados a instituições como Fiocruz, UnB (Universidade de Brasília) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

DISPARIDADE

A análise ainda aponta que municípios bolsonaristas das regiões Sul e Sudeste apresentaram taxas de mortalidade muito superiores às de municípios não bolsonaristas do Nordeste, por exemplo.

NA BALANÇA

A possibilidade de subnotificação foi considerada uma variável pouco relevante, já que foram feitas comparações de cidades com estrutura de saúde equivalente. “A principal diferença foi o voto em Bolsonaro”, sustenta Christovam Barcellos, geógrafo e pesquisador em saúde pública da Fiocruz e um dos autores do artigo.

NA BALANÇA 2

Uma das comparações feitas foi entre as cidades de Crato, no Ceará, e de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, ambas consideradas grandes e de IDH médio. Enquanto a primeira registrou uma taxa de 110 mortes a cada 100 mil habitantes, a segunda teve um índice de 360 óbitos por 100 mil habitantes.

NA BALANÇA 3

“Se a gente comparar municípios médios com IDH alto, aqueles que são bolsonaristas têm quase o dobro da taxa de mortalidade [por Covid-19] de municípios de igual estatura”, afirma Christovam Barcellos.

COMO ERA

Chapecó, em Santa Catarina, também chamou a atenção dos pesquisadores. Considerado um município médio, com bom IDH e bons serviços de saúde, a cidade mantinha em 2020 um número de óbitos inferior à média nacional.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!