Início » Veríssimo: “Acreditámos que ia ser 50/50 e continua”

Veríssimo: “Acreditámos que ia ser 50/50 e continua”

O golo do ucraniano Roman Yaremchuk, que deu o empate (2-2) ao Benfica no jogo com o Ajax da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, deixou a eliminatória em aberto para o jogo de amanhã na Arena Johan Cruyjff, em Amesterdão (20.00, TVI e Eleven Sports). “Ganhar ao Ajax e passar à fase seguinte” é o objetivo, segundo o treinador Nélson Veríssimo. E se a equipa jogar os 90 minutos como na segunda parte na Luz, “vai correr bem”, reforçou Darwin.

Depois da eliminação do Sporting com o Manchester City, a passagem aos quartos de final da liga milionária seria um balão de oxigénio para as águias num contexto de crise interna (em 3.º no campeonato e já fora da Taça de Portugal e Taça da Liga), até porque o prémio são 10,6 milhões de euros. Nos últimos 40 anos, desde que a Champions substituiu a Taça dos Campeões Europeus em 1992, só por quatro vezes a equipa da Luz chegou aos quartos (1994-95, 2005-06, 2011-12 e 2015-16), tendo sido eliminada nos oitavos em 2016-17. Pouco para uma equipa que já venceu a maior prova da UEFA por duas vezes (1961 e 1962).

Para hoje pouco importa se os números até agora não são favoráveis ao desempenho fora de casa. Das 15 vezes que o Benfica começou uma eliminatória europeia a empatar em casa, só passou por seis vezes (três na Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões), tendo sido eliminado nas outras nove.

O adversário não é de boa memória. O Ajax (dono de quatro orelhudas – 1971, 1972, 1973 e 1995) já eliminou o Benfica por duas vezes há meio século e ganhou ainda à equipa portuguesa na fase de grupos da Champions 2018-19.

A estratégia encarnada passa por “reconhecer que o Ajax tem qualidade e aproveitar os momentos do jogo”. Como? “Temos de potenciar as qualidades dos nossos jogadores. Sabemos que temos de ser muito rigorosos e competentes na organização defensiva. Sofremos dois golos na Luz, mas em muitos momentos fomos competentes, e temos de transportar isso para a segunda mão. Olhar para o jogo como um todo e perceber que vamos ter de estar num nível muito alto“, respondeu.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!