Início » EUA querem resgatar caça de 94 milhões que caiu no mar do Sul da China

EUA querem resgatar caça de 94 milhões que caiu no mar do Sul da China

Em 24 de janeiro, um dos mais caros aviões de guerra dos Estados Unidos caiu quando tentava pousar num porta-aviões e afundou no mar do Sul da China. O jato F-35 Joint Strike, de US$ 94 milhões (cerca de R$ 500 milhões), é agora o objeto de uma operação de salvamento.

Em um comunicado emitido no dia do acidente, a Marinha dos EUA disse que sete marinheiros ficaram feridos quando o jato sofreu um “problema no pouso” no porta-aviões Carl Vinson. A Marinha não mencionou que o avião foi parar no fundo do oceano.

A força pouco informou publicamente sobre o incidente desde então. Em resposta a perguntas de The New York Times, a 7ª Frota da Marinha disse na semana passada que o serviço “começou a mobilizar unidades que serão usadas para verificar o local e recuperar” o F-35 acidentado.

Fotos e vídeos que parecem ter sido feitos a bordo do Vinson foram postados nas redes sociais. Oficiais de relações-públicas disseram que algumas das imagens —como uma do F-35 na superfície do mar— são autênticas. “Há uma investigação em curso sobre o acidente e a divulgação não autorizada da gravação em vídeo a bordo do navio”, disse o comandante Zach Harrell, porta-voz das Forças Aeronavais.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!