Nove estados quase sem camas de tratamento intensivo nos hospitais

Nove estados quase sem camas de tratamento intensivo nos hospitais

Nove estados brasileiros registaram mais de 80% de ocupação das camas de tratamento intensivo destinadas a pacientes com covid-19 em estado grave, informou hoje uma nota técnica divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Os dados recolhidos pelo Observatório covid-19 Fiocruz, que analisa o cenário da pandemia no país, indicam que na última semana 13 estados brasileiros apresentaram aumento das taxas de ocupação e nove estão na zona de alerta crítico.

Os estados onde a ocupação das camas de tratamento intensivo nos hospitais é maior são: Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Amazonas.

A nota destacou ainda que “o comportamento das taxas de ocupação em estados e capitais parece apontar para a interiorização de casos de covid-19 pela estirpe Ómicron”.

Leia mais sobre o assunto: Oito estados e DF têm ocupação de UTI para Covid acima de 80%

Com quase 630 mil mortos e 25,7 milhões de notificações positivas, o Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19, ocupando o segundo lugar em número de mortes, atrás dos Estados Unidos da América, e o terceiro em número de infeções, depois dos Estados Unidos e da Índia.

A covid-19 provocou pelo menos 5.698.322 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante do mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

Artigos relacionados
BrasilSociedade

Brasil identifica novas linhagens mais transmissíveis de COVID-19 no país

BrasilSociedade

Quatro em 10 pessoas com diabetes morreram após internação por Covid no Brasil

BrasilSociedade

Cidades de São Paulo recomendam uso de máscara em escolas

BrasilSociedade

Brasil terá geração mais pobre com fechamento de escolas na pandemia

Assine nossa Newsletter