Início » “Ano do Tigre de água é normalmente considerado um ano auspicioso”

“Ano do Tigre de água é normalmente considerado um ano auspicioso”

Professora de Língua e Cultura Chinesa, nascida em Xangai mas a viver em Portugal desde 1991, Wang Suoying explica as características do horóscopo e o simbolismo associado a cada um dos 12 animais que conta. Nativa de Coelho, fala do Tigre, que dá nome ao ano chinês que se inicia hoje, mas também do Porco, da Serpente e mais.

O ano do Tigre, que se inicia nesta terça-feira, dia 1 de fevereiro, é considerado um dos mais auspiciosos pelos chineses, não é?
Exato. Na cultura chinesa, o Tigre é o rei dos animais e costuma ter na testa manchas semelhantes ao ideograma chinês para rei (wang). É considerado, desde a antiguidade, animal auspicioso, conseguindo afastar maus espíritos e devorar monstros, consagrado como animal protetor das crianças. As crianças chinesas têm o hábito de usar chapéus, sapatos ou almofadas com design de “cabeça de tigre”, facilmente adquiridos no mercado. Lembro-me ainda de que tínhamos em casa um chapéu “cabeça de tigre” de longa história, pois foi usado por mim e as minhas irmãs e quando o meu filho nasceu, a minha mãe trouxe o chapéu para ele usar na festa do primeiro aniversário e durante o Ano Novo Lunar. “Na cultura chinesa, o Tigre é o símbolo da coragem e força”, disse o presidente Xi Jinping no seu discurso proferido na videoconferência do Fórum Económico Mundial 2022. Existem em chinês muitas expressões relacionadas com o tigre, entre as quais “o tigre produz o seu poderio no ano do Tigre” é provavelmente a mais apropriada para ser citada neste momento em que acolhemos com ansiedade a chegada do ano do Tigre. Entrámos no ano do Rato a enfrentar o coronavírus; temos desenvolvido uma série de trabalhos árduos neste ano do Búfalo, a lutar contra a pandemia e a viver com ela através de vacinas e medidas de tratamento e prevenção; e esperamos que a vida volte à normalidade com o poderio do Tigre. Todos os acontecimentos passam por um percurso de início-ascensão-auge-decadência-fim, pelo que temos a convicção de que a coragem e a força do Tigre vai ajudar-nos a ganhar a vitória final e a enfrentar todos os desafios transformando as crises em oportunidades, pois em chinês, a palavra crise é composta por dois caracteres, perigo (wei) + oportunidade (ji), isto é, os momentos críticos ou perigosos geram oportunidades.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!