Início Manchete Parte de foguetão da SpaceX vai colidir com a Lua

Parte de foguetão da SpaceX vai colidir com a Lua

Parte de um foguetão da SpaceX, lançado há sete anos, está em rota de colisão com a Lua e deverá atingir o satélite natural da Terra no início de março, anunciaram esta quarta-feira especialistas, citados pela AFP.

Conforma avança a agência France-Presse (AFP), especialistas recalcularam a trajetória do que resta do foguetão Falcon 9, da fabricante aeroespacial liderada por Elon Musk, e concluíram que deverá colidir com o lado oculto da Lua, em 4 de março.

O Falcon 9 foi usado em 2015 para orbitar um satélite de observação climática da Terra, o Deep Space Climate Observatory (DSCOVR).

Desde então, a parte usada para impulsionar o foguetão tem andado a flutuar no espaço, numa órbita a que os matemáticos chamam de “caótica”, segundo o astrónomo Bill Gray, que descobriu a nova trajetória daquele pedaço de lixo espacial.

O objeto passou muito perto da Lua, no início de janeiro, mas mudou a sua órbita, detalhou o responsável pelo “Projeto Plutão”, um ‘software’ que permite calcular as trajetórias de asteroides e outros objetos.

Uma semana depois, o especialista conseguiu observar novamente os restos do foguetão e percebeu que a colisão com a Lua deverá acontecer no dia 4 de março.

Depois de apelar à comunidade de astrónomos amadores para que fizessem novas observações, os dados foram confirmados, sendo que a hora e o local precisos ainda podem mudar (em minutos e quilómetros), mas a colisão é certa.

“Tenho rastreado lixo espacial como este há cerca de 15 anos e este é o primeiro impacto lunar não intencional” detetado, adiantou o astrónomo.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!