Início » Taliban obrigam comerciantes a cortar cabeça aos manequins

Taliban obrigam comerciantes a cortar cabeça aos manequins

Os taliban alegam que manter as cabeças dos manequins nas lojas “vai contra a lei (islâmica) da ‘Sharia'”. Um vídeo que mostra homens a serrar cabeças de manequins de plástico femininos tem circulado nas redes sociais.

Os taliban ordenaram que os comerciantes de roupas em Herat, no Oeste do Afeganistão, decapitassem os seus manequins, pois consideram que os bonecos completos contrariam a sua interpretação da lei islâmica, disseram esta quarta-feira as autoridades locais.

Esta ordem soma-se a uma série de medidas tomadas pelos taliban para impor ao país a sua visão rigorosa do Islão, limitando as liberdades públicas, especialmente a mulheres e raparigas.

“Pedimos aos comerciantes que cortassem as cabeças dos manequins, porque isso vai contra a lei (islâmica) da ‘Sharia'”, disse à agência de notícias AFP Aziz Rahman, chefe do Departamento para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício em Herat, a terceira maior cidade do país com 600 mil habitantes.

“Se apenas taparem a cabeça ou o manequim (inteiro), o anjo de Alá não entrará em seu comércio ou em sua casa para abençoá-los”, referiu Rahman, acrescentando que os comerciantes de roupas prometeram que obedeceriam à determinação.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!