Primeira mulher líder do Congresso, Nancy Pelosi prepara saída - Plataforma Media

Primeira mulher líder do Congresso, Nancy Pelosi prepara saída

Nancy Pelosi assumiu o cargo de líder democrata da Câmara de Representantes dos EUA faz esta terça-feira 15 anos, mas prepara-se para deixar o cargo, quando o partido procura uma nova geração de congressistas.

Em 04 de janeiro de 2007, Pelosi tornou-se a primeira mulher a ocupar o lugar de presidente da Câmara de Representantes dos EUA, no segundo mandato do presidente republicano George W. Bush, mas desde 2003 que ali permanece como a primeira figura do partido, em maioria democrata (´speaker´) ou em minoria (‘leader’).

No final desta legislatura, contudo, Nancy Pelosi deve renunciar ao cargo e abrir caminho à nova geração de congressistas, que começou a chegar ao Capitólio nas eleições intercalares de 2018, para lidar com uma possível derrota dos democratas, que diversas sondagens antecipam para as eleições de outono deste ano, quando a totalidade dos lugares da Câmara vai a votos.

Pelosi – que fez a promessa de não se recandidatar ao cargo – deixa para trás uma carreira política preenchida com vitórias (como a aprovação do programa de saúde ‘Obamacare’ ou conseguir, por duas vezes, o ‘impeachment’ de Donald Trump) e derrotas (como a tentativa de colocar um fim rápido à Guerra do Iraque, de George W. Bush).

A congressista democrata, de 81 anos, chegou ao cargo de líder da Câmara de Representantes com uma agenda política progressista, próxima da linha do ex-candidato presidencial Bernie Sanders, mas rapidamente cativou a confiança da ala mais moderada do partido democrata.

Quem lhe suceder, este ano, terá a ingrata tarefa de continuar a conciliar essas diferentes fações, numa altura em que começam a radicalizar-se e tornar o diálogo interno cada vez mais difícil.

“Precisamos de uma liderança que faça a ponte entre as diferentes alas ideológicas do partido, que esteja comprometida em ouvir todas as perspetivas, mas também que tenha influência sobre o Senado”, reconhecia, numa recente entrevista radiofónica, o congressista democrata Ro Khanna.

Apesar de quase todos os democratas reconhecerem o prestígio de Pelosi – que ficou fortalecido na postura agressiva que assumiu perante o ex-Presidente republicano Donald Trump — são muitas as vozes que defendem que está na altura de substituir a “velha guarda”, de dirigentes octogenários que, para além de Nancy, inclui nomes como James Clyburn e Steny Hoyer.

Leia mais em Diário de Notícias