Levantamento indica 31,7% de infecções pela ómicron em 8 estados

Levantamento indica 31,7% de infecções pela ómicron em 8 estados

A incidência da estirpe ómicron do coronavírus em oito estados brasileiros é de 31,7% segundo levantamento divulgado hoje que identificou 640 amostras positivas para o SARS-CoV-2, recolhidas entre 1 e 25 de dezembro, pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS)

Existem infecções de ómicron em 8 estados brasileiros. O levantamento realizado pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular examinou um total de 30.483 testes RT-PCR Especial, disponíveis em sua maioria na rede privada de saúde do Brasil.  

Entre os 640 testes positivos para covid-19, 203 (31,7%) indicaram a estirpe ómicron nos estados São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Tocantins.

“O percentual da Ómicron em relação às amostras positivas vem subindo dia após dia. Na última semana, ultrapassou a taxa de 40%, chegando a aproximadamente 70% no dia 25”, destacou o Instituto Todos pela Saúde num comunicado.

A informação das infecções de ómicron em 8 estados é complementada com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira confirmam um total de 211 casos positivos da estirpe ómicron do SARS-CoV-2 no país.

O Governo brasileiro informou ainda que 69 pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total de óbitos para 618.817.

Foram registados 9.128 casos da doença no mesmo período, dado que elevou os casos confirmados de coronavírus no Brasil para 22,2 milhões.

Leia também: Brasil regista um total de 22 milhões de casos de Covid-19 e 618 mil mortes

A covid-19 provocou mais de 5,41 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Related posts
BrasilSociedade

Laboratório diz que duas doses da Coronavac "neutralizam" Ómicron

BrasilSociedade

Brasil desiste de exigir receita médica para vacinar crianças

BrasilSociedade

Brasil atinge marca de 320 milhões de vacinas aplicadas

MundoSociedade

Testes rápidos à Covid-19 são menos precisos com Ómicron

Assine nossa Newsletter