Von der Leyen diz que ómicron deverá ser dominante na UE em janeiro

Von der Leyen diz que ómicron deverá ser variante dominante na UE em janeiro

A presidente da Comissão Europeia afirmou esta quarta-feira que a Ómicron deverá ser a variante da covid-19 dominante na Europa já em meados de janeiro, mas sublinhou que a União Europeia está agora mais bem preparada para combater a pandemia.

Intervindo no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, num debate sobre o Conselho Europeu de quinta-feira e o combate à pandemia da covid-19, Ursula von der Leyen começou por afirmar que encara a presente situação com sentimentos mistos, “de preocupação e confiança”.

“Como muitos de vocês, estou triste por passarmos mais um Natal ensombrado pela pandemia e uma nova variante no horizonte. Mas, por outro lado, sinto confiança, pois temos a força e os meios para superar a pandemia”, declarou no hemiciclo.

Apontando que “os casos de infeções aumentaram exponencialmente na Europa” e que alguns Estados-membros registam atualmente as mais altas taxas de contágio alguma vez registadas, a presidente do executivo comunitário disse ser importante “ter noção de que este grande aumento nas infeções se deve quase exclusivamente à variante Delta”, mas que agora o desafio é “duplo”.

“Mas agora vemos uma nova variante no horizonte, a Ómicron, que aparentemente é ainda mais transmissível. Parece duplicar a cada dois ou três dias. Os cientistas dizem-nos que em meados de janeiro devemos esperar que a Ómicron seja a nova variante dominante na Europa. Mas trabalhámos muito e a Europa está numa melhor posição agora para combater o vírus”, declarou.

A presidente da Comissão enfatizou que, graças a um trabalho árduo, a UE dispõe de “suficientes doses de vacinas para vacinar cada cidadão e cidadã europeia”, tendo sido administradas já mais de mil milhões de doses, com 66,6% da população europeia, o equivalente a cerca de 300 milhões de pessoas, já com a “vacinação completa”, tendo 62 milhões recebido a dose de reforço.

Leia mais em Diário de Notícias

Assine nossa Newsletter