Família norte-americana descendente de escravos angolanos visita Luanda - Plataforma Media

Família norte-americana descendente de escravos angolanos visita Luanda

Três membros da família Tucker, descendentes dos primeiros escravos angolanos a chegar ao território dos Estados Unidos da América (EUA), estão em Luanda, desde a manhã desta segunda-feira, para uma visita de alguns dias a Angola.

No aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Wanda Tucker, Carolita Cope e Vincent Tucker foram recebidos pelo embaixador de Angola nos EUA, Joaquim do Espírito Santo.

Em declarações à ANGOP, após o desembarque, Wanda Tucker afirmou que o objectivo da visita é conectar a sua família com Angola e suas raízes, cerca de 400 anos depois da partida dos seus ascendentes.

“Temos a certeza absoluta que existem descendentes aqui, em Angola. A nossa presença aqui prova que vamos reencontrar a família”, acrescentou.

A vinda dos Tucker acontece depois de terem mantido um encontro com o Presidente da República, João Lourenço, aquando da sua visita de trabalho a Washington DC, em Setembro deste ano.

Na ocasião, o Chefe de Estado angolano convidou a família Tucker a visitar o país, para partilhar a sua experiência com o Arquivo Nacional, as universidades e as comunidades angolanas.

“O sofrimento que os nossos irmãos passaram no tempo do esclavagismo toca-nos profundamente. Por esta razão, temos que estabelecer uma relação mais próxima entre os nossos países africanos e a nossa diáspora, uma parte da qual se encontra aqui nos stados Unidos da América”, disse, durante o encontro ocorrido no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana.

Os Tucker fazem parte de uma família descendente de escravos saídos de Angola e que chegaram, por mar, à América do Norte, há cerca de 400 anos.

Estabelecidos no território do actual estado norte-americano da Virgínia, os Tucker tiveram  participação relevante na conformação dos Estados Unidos da América.

A família é detentora da William Tucker 1624 Society, que realiza pesquisas sobre a vida de William Tucker e seus descendentes.

Assine nossa Newsletter