Início Mundo Potências ocidentais garantem respeito à soberania ucraniana

Potências ocidentais garantem respeito à soberania ucraniana

AFP

Diante das “tensões entre a Rússia e a Ucrânia”, os líderes da Alemanha, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido “expressaram a sua determinação de que a soberania” da Ucrânia “seja respeitada”, afirmou a presidência francesa em comunicado

Diversas potências ocidentais garantem respeito à soberania ucraniana. As autoridades dos cinco países também reafirmaram “seu compromisso de agir para manter a paz e a segurança na Europa”, acrescentou a presidência francesa.

O comunicado foi divulgado após uma videochamada entre os cinco líderes, na véspera de uma videoconferência entre os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin.

As potências ocidentais e Kiev acusam Moscovo de preparar uma invasão da Ucrânia, acumulando um grande número de tropas na fronteira.

A Casa Branca alertou esta segunda-feira que está preparada para atuar em caso de agressão, tanto por meio de sanções econômicas quanto pelo aumento de sua presença militar no Leste Europeu.

Segundo o Palácio do Eliseu, os participantes no encontro apontaram a necessidade da Rússia reativar as negociações com a Ucrânia no âmbito do “Quarteto da Normandia“, grupo diplomático também composto por França e Alemanha.

Leia mais sobre o assunto em: NATO empenhada em sancionar Rússia em caso de ataque à Ucrânia

Reagindo ao aumento das tensões com Moscovo, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deslocou-se esta segunda-feira para a linha de frente do conflito que Kiev vem travando com separatistas pró-russos no leste do país desde 2014.

Na semana passada, um alto funcionário dos Estados Unidos disse ao The Washington Post que a Rússia estava preparando uma ofensiva militar com até 175.000 homens para o início de 2022.

Moscovo rejeitou repetidamente qualquer intenção belicosa e acusou os países ocidentais de multiplicar as “provocações”.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!