13 dicas para brasileiros que querem morar em Portugal - Plataforma Media

13 dicas para brasileiros que querem morar em Portugal

Quais são as vantagens e desvantagens de migrar do Brasil para Portugal? Como escapar das ciladas da “terrinha”? Os jornalistas Giuliana Miranda e Álvaro Filho responderam a essas perguntas na live “Guia para brasileiros em Portugal”, realizada na última sexta-feira (26), nos perfis da Folha e da Mensagem de Lisboa no Instagram.

As dicas, voltadas para aqueles que pretendem morar em Portugal, foram dadas por quem vivencia a experiência e entende do assunto. Giuliana é correspondente da Folha em Lisboa desde 2015, autora do blog Ora Pois e presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP). Álvaro também já foi correspondente desta Folha e hoje é repórter da Mensagem de Lisboa.

1. QUEM CHEGA A PORTUGAL COM VISTO DE TURISTA PODE SE REGULARIZAR APÓS CONSEGUIR EMPREGO

Giuliana: Portugal tem um dispositivo que permite que quem chegue irregularmente possa se regularizar depois. Por exemplo, alguém que venha com visto de turista e consiga um emprego, se pagar tudo para a Segurança Social, consegue se regularizar. Essa é a via tradicional de boa parte da comunidade brasileira aqui. O problema é que existir essa ferramenta não quer dizer que seja uma boa ideia.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Assine nossa Newsletter