Presidente do Egito decreta o fim do Estado de Emergência -

Presidente do Egito decreta o fim do Estado de Emergência

“Decidi, pela primeira vez cancelar a prorrogação do Estado de Emergência em todas as partes do país”, escreveu Al-Sisi na rede social Twitter, segundo a agência  EFE. “O Egito, graças ao seu grande povo e a homens fiéis, transformou-se num oásis de segurança e estabilidade na região”, sustentou o Presidente, pelo que considerou já não ser necessário continuar a renovar o Estado de Emergência no país. Al-Sisi disse também que “os esforços” do povo egípcio e a sua “participação no desenvolvimento e na construção” do país ao longo dos últimos anos foram o motivo para esta decisão.

O Estado de Excepção foi decretado pela primeira vez em Abril de 2017, depois de dois brutais ataques a igrejas coptas no Norte do país, que fizeram dezenas de mortos e foram reivindicados pelo Estado Islâmico (EI). A Constituição egípcia só permite a extensão do Estado de Emergência durante um período máximo de seis meses consecutivos, pelo que o Parlamento renovou até agora a sua vigência de três em três meses deixando um intervalo de alguns dias a cada seis meses, para poder contornar este limite estabelecido pela lei fundamental do país.

As autoridades alegavam que tal era necessário para combater o terrorismo islâmico, tanto do ramo egípcio do EI como do grupo Irmandade Muçulmana, que governou o Egipto entre 2012 e 2013, e posteriormente foi classificado como terrorista. Nas últimas semanas, o Egipto arquivou vários casos contra activistas dos direitos humanos, contra os quais pesavam há anos medidas de coação por acusações de terrorismo ou de difusão de notícias falsas, o que foi saudado pelas organizações não-governamentais (ONG) locais.

Leia mais em Jornal de Angola