Itália é o maior perigo de Portugal no playoff rumo ao Qatar -

Itália é o maior perigo de Portugal no playoff rumo ao Qatar

Está completo o lote de seleções que vão estar no playoff de qualificação da UEFA para o Mundial 2022. E bem se pode dizer que a Itália é o maior perigo de Portugal, que no domingo, após perder com a Sérvia no Estádio da Luz, falhou o acesso direto à fase final do torneio que se realiza de 21 de novembro a 18 de dezembro do próximo ano no Qatar.

Curiosamente, os dois últimos campeões da Europa colocaram-se numa situação complicada na última jornada da fase de apuramento e até pode dar-se o caso de Portugal e Itália discutirem uma das três vagas para o Mundial que estão em aberto por via do play-off.

O sorteio, que se realiza no dia 26 de novembro na cidade suíça de Zurique, vai definir o caminho que a seleção de Fernando Santos tem de fazer e ultrapassar para garantir um bilhete para o Qatar. Isto num playoff inédito e com características muito específicas.

Desde logo, as 12 seleções relegadas para esta fase vão ter de disputar uma primeira eliminatória, designada de meia-final, a um jogo, em que os cabeças-de-série jogam em casa diante de um não cabeça-de-série. Ou seja, certo é que a equipa de Fernando Santos vai jogar perante os seus adeptos nessa primeira partida que será frente a Turquia, Polónia, Macedónia do Norte, Ucrânia, Áustria ou Rep. Checa.

Se conseguir ultrapassar o primeiro obstáculo, a equipa das quinas terá depois de enfrentar um dos outros cinco vencedores das meias-finais, sendo que o sorteio de dia 26 indicará logo à partida quem jogará em casa. Ou seja, se prevalecer a lei dos mais fortes nas meias-finais, Portugal poderá na final ter de enfrentar Escócia, Itália, Rússia, Suécia e País de Gales. Certo é que cada um dos vencedores destas três finais garantirá a presença no Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar.

Leia mais em Diário de Notícias

Assine nossa Newsletter