Delegação de políticos norte-americanos inicia visita a Taiwan

Delegação de políticos norte-americanos inicia visita a Taiwan

Depois da recente visita de eurodeputados, políticos norte-americanos do Partido Republicano, está desde terça-feira em Taiwan. A China criticou veementemente a presença dos congressistas e senadores dos EUA, classificando-a como mais um “ato de provocação”

Um grupo de congressistas e senadores dos Estados Unidos iniciou ontem uma visita a Taiwan, numa viagem que Pequim já classificou como um “acto de provocação”.

O jornal de Hong Kong South China Morning Post apontou que a delegação dos EUA desembarcou em Taiwan na terça-feira, a bordo de um avião militar oriundo de Manila.

De acordo com o mesmo jornal, que cita duas fontes familiarizadas com a viagem, que pediram o anonimato, a delegação é composta por pelo menos seis representantes políticos, incluindo os senadores John Cornyn, Tommy Tuberville, Mike Crapo e Mike Lee, e o congressista Jake Ellzey, todos do Partido Republicano.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan detalhou que a viagem é organizada pelo Instituto Americano de Taiwan (a embaixada ‘de facto’ de Washington na ilha, já que, em 1979, os Estados Unidos romperam relações diplomáticas oficiais com Taipé, e estabeleceram laços com Pequim).

As autoridades de Taiwan recusaram-se a especificar a duração e os objectivos da visita e anunciaram que estas informações vão ser disponibilizadas “na devida altura”.

Leia mais em Hoje Macau

Related posts
MundoPolítica

Malala pede maior apoio às meninas e mulheres no Afeganistão

ChinaDesporto

EUA anunciam boicote diplomático aos Jogos de Inverno de Pequim

PortugalSociedade

EUA classificam Portugal em risco “muito elevado”

MundoSociedade

Primeiros sinais de gravidade da ómicron são "encorajadores"

Assine nossa Newsletter