Casos de covid no mundo passam os 250 milhões, leste da Europa bate recorde - Plataforma Media

Casos de covid no mundo passam os 250 milhões, leste da Europa bate recorde

O número de casos de Covid-19 no mundo ultrapassou a marca de 250 milhões nesta segunda-feira, e alguns países do leste da Europa testemunham surtos recordes no mesmo momento em que a disparada da variante Delta diminui e muitos países reativam o comércio e o turismo.

O número diário médio de casos caiu 36% nos últimos três meses, de acordo com uma análise da Reuters, mas o vírus ainda está infectando 50 milhões de pessoas de todo o mundo a cada 90 dias devido à variante Delta altamente transmissível.

Por contraste, foi necessário quase um ano para se registrar os primeiros 50 milhões de casos de Covid-19.

Especialistas de saúde têm a esperança de que muitas nações tenham deixado o pior da pandemia para trás, graças às vacinas e à exposição natural, mas alertam que o clima mais frio e as festas de final de ano podem fazer os casos aumentarem.

“Achamos que, entre agora e o final de 2022, é o ponto no qual assumimos o controle do vírus… no qual podemos diminuir consideravelmente as doenças graves e as mortes”, disse Maria Van Kerkhove, epidemiologista que comanda a resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) à pandemia, à Reuters na semana passada.

As infecções ainda estão crescendo em 55 de 240 países, e Rússia, Ucrânia e Grécia atingiram ou estão próximas de níveis recordes de casos relatados desde que a pandemia começou cerca de dois anos atrás, segundo uma análise da Reuters.

Leia mais em Istoé

Assine nossa Newsletter