Preço das portagens deverá subir 1,8% em 2022 - Plataforma Media

Preço das portagens deverá subir 1,8% em 2022

O preço das portagens cobradas nas autoestradas deverá aumentar 1,8% a 1 de janeiro de 2022, caso se confirme o valor provisório da taxa de inflação registada em outubro, que é avançado esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Retomam-se assim os aumentos depois de, tanto em 2020 como em 2021, não ter havido mexidas uma vez que o indicador de referência para esta atualização foi negativo.

O valor dos aumentos das portagens em cada ano é decidido com base na taxa de inflação homóloga de outubro, sem habitação, em Portugal Continental, devendo depois as concessionárias das autoestradas fazer chegar a sua proposta de atualização até 15 de novembro, para entrar em vigor no primeiro dia do ano seguinte.

Antes do valor exato ser conhecido, é necessário esperar pelos dados definitivos referentes ao Índice de Preços no Consumidor (IPC) do mês de outubro, que serão publicados no próximo dia 11 de novembro.

Leia mais em Dinheiro Vivo