Início Lifestyle TEDxSenadoSquare procura raio de luz entre o nevoeiro

TEDxSenadoSquare procura raio de luz entre o nevoeiro

Mei Mei Wong e Dinis Chan

No ano de 2019, um grupo de jovens de Macau, acabados de regressar do estrangeiro, criaram uma pequena onda nas águas calmas de Macau com o lançamento da primeira edição de TEDxSenadoSquare: Ripple. Este grupo, nascido nas décadas de 80 e 90, com “com amor à comunidade”, quis criar uma onda de influência na cidade. Dois anos depois, continua a vontade de ser um raio de esperança num momento difícil, com a nova edição da TEDxSenadoSquare: Dawn. A fundadora Venus Loi, e o coorganizador Rex Loi, explicam ao PLATAFORMA o conceito por detrás do evento, assim como a mensagem de “adaptação ao novo normal” que querem partilhar.  

A terceira edição da TEDxSenadoSquare, terá lugar no dia 30 de outubro, no Teatro Dom Pedro V, e oferece uma interpretação de Macau através de vários oradores locais, com temas que vão das ciências naturais, arte e cultura, ao desenvolvimento social. Este ano, conta com uma série de elementos relacionados com a saúde mental, formas de lidar com as emoções e relações interpessoais. Regressado de Taiwan e com participação ativa na cultura local e nas indústrias criativas, Rex Loi espera que o evento tenha impacto positivo no contexto pós-pandémico: “Com a pandemia, as pessoas deixaram de poder sair de casa; tanto o seu trabalho como vida pessoal foram afetados. Emoções negativas tornaram-se cada vez mais comuns e houve vários suicídios no ano passado. Através destes discursos, esperamos partilhar as nossas experiências pessoais e histórias sobre trabalho e quotidiano, na esperança de ajudar o público a ter uma nova perspetiva sobre o mundo.” 

Venus Loi: Não podemos apenas ficar parados à espera de que algo aconteça; podemos começar por fazer alterações nós próprios 

Venus Loi, licenciada em economia pela Universidade de Durham, no Reino Unido, lembra que quando não temos controlo sobre o ambiente externo, resta-nos mudar internamente e enfrentar os desafios. “A pandemia dificultou o regresso à vida que tínhamos antes. Temos de refletir sobre o que podemos fazer agora; perceber como o nosso mundo e as redondezas mudaram, e como nos podemos adaptar a estas alterações. Por isso é que a maioria dos discursos deste ano são centrados à volta destas mudanças.” Numa altura de pandemia, a saúde não é apenas a física, mas também a psicológica e relações interpessoais, frisa Venus Loi: “A pandemia criou mais conflitos entre familiares. Um dos nossos convidados, o psicoterapeuta Elvo Sou, irá partilhar algumas técnicas de comunicação que podem ajudar a evitar a fricção nas famílias, que leva a danos irreversíveis.” 

A TEDxSenadoSquare convidou oito indivíduos locais, que abordam a saúde mental, desenvolvimento sustentável, planeamento urbano e arte. Rex Loi resume: “Esperamos que a nossa seleção de tópicos ajude a chamar a atenção do público para os vários temas. Alguns podem, por exemplo, achar que o desenvolvimento sustentável não lhes diz respeito. Mas uma das nossas convidadas, Christy Un, fundadora da Genervision House, saiu da sua zona de conforto e regressou a Macau para implementar um plano de desenvolvimento sustentável. Seguimos a ideologia de “Call to Action” (chamada para ação). Se alguém tiver interesse sobre um tema particular, mas não souber por onde começar, pode sentir-se inspirado depois de ouvir o nosso seminário e fazer a sua própria mudança.” Venus Loi acredita que, ao partilharem as suas experiências e convicções, os oradores terão impacto positivo na comunidade. “Christy Un vem contar-nos sobre o seu estágio nas Nações Unidas e deixar a sua influência no mundo e na comunidade. O que queremos mostrar é que não podemos apenas ficar parados à espera de que algo aconteça; podemos começar a fazer as alterações nós próprios. ” 

Painel dos convidados locais da TEDxSenadoSquare: Dawn

Rex Loi: Se alguém tiver interesse sobre um tema particular, mas não souber por onde começar, pode sentir-se inspirado depois de ouvir o nosso seminário 

Para além da perspetiva internacional, o TEDxSenadoSquare quer oferecer a visão local, ligando as pessoas através de questões que lhes são próximas. Venus Loi aponta outro exemplo: “Para o tópico planeamento e urbanismo – e a sua relação com a pandemia – convidamos o arquiteto André Lui, que irá falar sobre vários exemplos arquitetónicos que ao longo da História estiveram também relacionados com outras epidemias. Alguns fatores de planeamento urbanístico acabaram por ser inseridos devido a surtos como este, durante os quais a população ganhou mais consciência das necessidades de saúde pública.” 

Mudar mentalidades 

Rex Loi acredita que os oradores terão a oportunidade de comunicar e promover a educação pública em várias áreas. Já Venus Loi vê o TEDx como um seminário de enriquecimento individual: “Não estamos necessariamente a oferecer dicas sobre como enriquecer, mas sim filosofias que, a longo prazo, ajudam a crescer. Se conseguirmos, pelo menos, mudar a mentalidade de uma pessoa, poderemos subconscientemente influenciar as suas decisões futuras, o que tem ainda mais valor. Esperamos que daqui para frente mais pessoas se juntem a nós e partilhem sugestões sobre possíveis oradores”.   

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!