João Rodrigues, um dos vencedores Wildlife Photographer of the Year

Natural de Torres Novas, o fotógrafo viu a sua imagem das salamandras nas águas do mar de Minde vencer na categoria: Comportamento Répteis e Anfíbios

O fotógrafo João Rodrigues é um dos vencedores do concurso Wildlife Photographer of the Year, conquistando o prémio da melhor imagem na categoria comportamento reptéis e anfíbios. A fotografia mostra duas salamandras a desovar nas águas subterrâneas do mar de Minde, no concelho de Alcanena, uma imagem captada em janeiro de 2021.

“Estava a fotografar camarões-fada e enquanto estava a fotografar estes animais, vejo um vulto a vir do arbusto. Até me assustei. Quando reparei era um casal de salamandras, estavam a copolar e começaram a nadar para a minha frente. Foi o tempo de ajustar a câmara e fazer a fotografia”, explica em declarações à TSF.

Depois de ver o resultado final, João Rodrigues quis participar no mais antigo concurso de fotografia de vida selvagem do mundo, onde costumam estar alguns dos seus ídolos. Tinha esperança numa “menção honrosa” pela particularidade do conteúdo visual. “Normalmente uso fotografias para concursos quando vejo alguma coisa que nunca vi antes”, confessa.

Leia mais em TSF