Mercado de trabalho e relação causa e efeito vencem Nobel de Economia - Plataforma Media

Mercado de trabalho e relação causa e efeito vencem Nobel de Economia

Americano David Card foi premiado “por suas contribuições empíricas à economia do trabalho”, e o israelo-americano Joshua D. Angrist e o holandês Guido W. Imbens, “por suas contribuições metodológicas para a análise das relações causais”.

A pesquisa deu aos economistas ao americano David Card, “por suas contribuições à economia do trabalho”, e a Joshua D. Angrist e ao holandês Guido W. Imbens, “por suas contribuições metodológicas para a análise das relações causais”.

Usando experimentos naturais, David Card analisou os efeitos do salário mínimo, da imigração e da educação no mercado de trabalho.

O prêmio é de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 6,32 milhões, ao câmbio atual, além de uma medalha projetada pelo escultor sueco Gunvor Svensson-Lundqvist e um diploma.

Segundo o comitê do prêmio, os economistas premiados neste ano “demonstraram que muitas das grandes questões da sociedade podem ser respondidas”: “A solução deles é usar experimentos naturais — situações que surgem na vida real que se assemelham a experimentos aleatórios”.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Assine nossa Newsletter