Mães que usam filhos para mendigar perdem a guarda - Plataforma Media

Mães que usam filhos para mendigar perdem a guarda

As mães que usam os filhos para pedir dinheiro às pessoas nas ruas podem perder a guarda deles, disse o director do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi.

O responsável, que falava ao Jornal de Angola, esclareceu que está a ser feito um trabalho de retirada de crianças de mães que não querem sair da rua. “Já o fizemos a uma senhora que ficava com três crianças e usava-as para  poder comover os populares e obter dinheiro fácil, no Largo da Sagrada Família”.

Antes da acção, esclareceu, a mesma senhora tinha sido colocada numa casa arrendada e obteve meios para começar um negócio. “Em menos de um mês, já tinha abandona-do a casa e foi ao centro pedir que lhe devolvessem a criança, numa clara demonstração de aproveitamento e intento de lucro fácil”.

Actualmente, revelou, este trabalho de retirar crianças de mães nas ruas, que as usam para o ganho fácil, já permitiu colocar 15 menores sob custódia do Estado, desde a implementação da iniciativa há três meses.

“Agora, estamos a fazer contactos junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Julgado de Menores, para responsabilizar os pais que usam as crianças para o lucro fácil, por ser uma violação clara do dever de protecção social dos filhos”, afirmou.

Leia mais em Jornal de Angola

Assine nossa Newsletter