Engenheiro apanhado a vender informações de submarinos nucleares - Plataforma Media

Engenheiro apanhado a vender informações de submarinos nucleares

Um engenheiro nuclear da Marinha norte-americana, com acesso a segredos militares, foi acusado de espionagem ao tentar passar informação sobre submarinos movidos a energia nuclear a alguém que ele pensava ser um representante de um governo estrangeiro.

Segundo a agência Associated Press (AP), com base em informação divulgada pelo Departamento de Justiça dos EUA, o caso foi descoberto na sequência de uma operação que envolveu o Gabinete de Investigação Federal (FBI) e em que o engenheiro nuclear foi encarregue de tentar vender informações sobre o design de submarinos norte-americanos movidos a energia nuclear.

O suspeito pensou estar a passar informações a um representante de um governo estrangeiro, quando na verdade a pessoa em questão era um agente infiltrado do FBI.

Numa queixa criminal que detalhava acusações relacionadas com espionagem contra Jonathan Toebbe, o Governo disse que ele vendeu informações durante quase todo o ano passado a um contacto que ele acreditava representar uma potência estrangeira. Esse país não foi mencionado nos documentos do tribunal.

Leia mais em Jornal de Notícias

Assine nossa Newsletter