Coreia do Norte e Coreia do Sul restabelecem comunicação transfronteiriça - Plataforma Media

Coreia do Norte e Coreia do Sul restabelecem comunicação transfronteiriça

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul restabeleceram os canais de comunicação transfronteiriça, com a primeira chamada telefónica entre autoridades desde agosto, anunciou Seul esta segunda-feira.

A restauração ocorre poucos dias depois da Coreia do Norte despertar preocupação internacional com uma série de testes de mísseis no espaço de algumas semanas, levando o Conselho de Segurança da ONU a realizar uma reunião de emergência.

Leia mais sobre o assunto em: Coreia do Norte testa míssil hipersónico

O Ministério de Unificação sul-coreano confirmou em nota que oficiais das duas Coreias falaram por telefone na manhã de segunda.

“Com a restauração da linha de comunicação Sul-Norte, o governo avalia que uma base para a recuperação das relações inter-coreanas foi fornecida”, disse a pasta.

“O governo espera (…) retomar rapidamente o diálogo e iniciar discussões práticas para recuperar as relações inter-coreanas”, acrescentou.

Na segunda-feira, o líder norte-coreano Kim Jong Un “expressou a intenção de restaurar as linhas de comunicação Norte-Sul que haviam sido cortadas”, afirmou a KCNA, relatando que a mudança foi uma tentativa de estabelecer “uma paz duradoura” na península coreana.

As duas Coreias sinalizaram um surpreendente degelo nas relações no final de julho ao anunciarem a restauração das comunicações transfronteiriças, que haviam sido interrompidas mais de um ano antes.

Mas a trégua durou pouco, pois a Coreia do Norte parou de atender ligações apenas duas semanas depois.

Related posts
MundoPolítica

Canadá vai passar a receber e integrar refugiados norte-coreanos

Lifestyle

Herdeiro da Samsung é condenado por consumo ilegal de anestésico

FuturoMundo

Coreia do Sul quer entrar na corrida espacial com foguete próprio

MundoPolítica

Coreia do Norte qualifica disparo de míssil como "exercício legiítimo de autodefesa"

Assine nossa Newsletter