Início Economia Cuba aprova primeiras 32 empresas privadas

Cuba aprova primeiras 32 empresas privadas

AFP

O Ministério da Economia de Cuba anunciou nesta quarta-feira a aprovação das primeiras 32 micro, pequenas e médias empresas privadas e de três estatais, nove dias após a aplicação da tão esperada reforma em uma economia majoritariamente estatal

Cuba aprova as primeiras 32 empresas privadas. “A medida autoriza a criação desses novos atores económicos, que já podem proceder à sua constituição como pessoas jurídicas, para exercer suas atividades económicas”, informa o ministério em nota divulgada pela imprensa local.

As novas empresas provêm de 11 das 15 províncias do país. Entre elas, 13 serão dedicadas à produção de alimentos, seis à indústria, três estão relacionadas a atividades de reciclagem, e outras três, a atividades tecnológicas.

Vinte delas são uma reconversão do trabalho autónomo, até agora a única forma de trabalhar no setor privado, para a nova forma de gestão não estatal, enquanto as outras 15 são de nova criação, acrescenta a nota.

“Os demais pedidos (apresentados desde o dia 20) estão em tramitação. Até agora, nenhum foi negado”, informou o Ministério da Economia, responsável pela aprovação.

Depois de anos de espera, que provocaram descrença entre os interessados, o governo colocou em vigor as leis de funcionamento das “mipymes”, bem como as das cooperativas não agrícolas.

Com uma economia 85% estatal, grande parte dos mais de 600 mil autónomos – baseados no setor de serviços: restaurantes, transporte e conserto de equipamentos – devem ser a fonte principal das micro, pequenas e médias empresas privadas, que desapareceram do país em 1968, quando Fidel Castro começou a aderir ao modelo estatal soviético e as nacionalizou na “ofensiva revolucionária”.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!