Amazon apresenta robô de ‘ficção científica’ para atuar com vigilância

Amazon apresenta robô de ‘ficção científica’ para atuar com vigilância

A Amazon apresentou nesta terça-feira (28) um robô equipado com microfones e câmeras que os usuários podem utilizar para monitorar a segurança de suas casas, um dispositivo que transforma “ficção científica em realidade”, nas palavras de um dos responsáveis pelo projeto

A empresa tecnológica saudou o robô batizado de “Astro” como uma grande inovação para a segurança e conveniência de seus usuários, mas especialistas em tecnologia alertam que ele pode oferecer riscos para a privacidade.

Astro é um dispositivo de aproximadamente 60 centímetros de altura e nove quilos de peso. Ele pode mapear a planta de uma casa e obedecer a comandos específicos, como “olhar” mais de perto para um determinado lugar com auxílio de uma câmera telescópica.

“Agora, quando você não estiver em casa, você pode usá-lo para patrulhar de forma proativa a sua residência e averiguar atividades”, afirmou o executivo da Amazon, Dave Limp, em um vídeo sobre o lançamento do produto.

Além disso, o dispositivo, que também funciona integrado à assistente virtual Alexa, pode ser ensinado a reconhecer rostos e a aprender os hábitos dos moradores da casa.

Um dilema de privacidade digital?

A Amazon afirma que Astro também pode ser útil para ajudar a verificar remotamente familiares mais idosos, como uma espécie de babá eletrônica, e lembrar os usuários de realizar certas atividades de rotina.

“Ele está transformando a ficção científica em realidade”, afirmou Suri Maddhula, que participou do desenvolvimento do robô, no vídeo de apresentação.

Leia mais em Isto É

Related posts
ChinaPolítica

Pequim classifica como “construtivo” encontro com EUA

FuturoMundo

NASA enviará robot ao polo sul da Lua em busca de gelo

BrasilPolítica

PT quer reforçar segurança de Lula contra atentados na campanha de 2022

Desporto

Quedas marcam o Tour. Ciclistas protestam contra falta de segurança

Assine nossa Newsletter