Os 5 membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU querem 'Afeganistão estável'

Os 5 membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU querem ‘Afeganistão estável’

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU “querem um Afeganistão pacífico e estável, onde a ajuda humanitária possa ser entregue sem problemas”, declarou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, a repórteres nesta quarta-feira (22), após reunião com ministros desses países

Todos querem “um Afeganistão no qual os direitos das mulheres e meninas sejam respeitados, um Afeganistão que não seja santuário do terrorismo, um Afeganistão no qual tenhamos um governo inclusivo que represente diferentes setores da população”, afirmou Guterres.

A reunião durou pouco mais de uma hora. Nenhum dos chanceleres presentes quis comentar no início ou no final da sessão.

Questionado pela AFP antes da reunião sobre se uma posição de unidade poderia ser encontrada entre Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido sobre o Talibã, o embaixador chinês na ONU, Zhang Jun, respondeu: “A união está em todas as partes”.

O Reino Unido, que sediou a reunião na câmara do Conselho de Segurança da ONU, disse que deseja encontrar “uma voz em seu diálogo com o Talibã”.

O Talibã, em busca de reconhecimento internacional, pediu permissão para discursar na Assembleia Geral da ONU antes que o debate geral terminasse na noite de segunda-feira. Mas os Estados Unidos disseram que o comitê de credenciamento da ONU não se reunirá até novembro.

Related posts
PolíticaTimor-Leste

ONU em Timor-Leste para avaliar necessidades para ciclo eleitoral

CulturaMundo

“Sou mulher e jornalista, os Talibã não aguentam isso”

MundoPolítica

ONU enviará observadores eleitorais à Venezuela

ChinaMundo

China promete 200 milhões de euros para um novo fundo para a biodiversidade

Assine nossa Newsletter