Vulcão de La Palma já destruiu casas - Plataforma Media

Vulcão de La Palma já destruiu casas

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, visitará esta segunda-feira a ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, onde o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção.

Um rio de lava já está a afetar as habitações mais perto do local da erupção do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma. Segundo o alcaide de El Paso, aquela região já está completamente evacuada, pelo que a situação é segura para as pessoas. O mesmo não se pode dizer em relação às infraestruturas, uma vez que cerca de 20 casas “estão completamente destruídas, segundo Javier Rodríguez Fernández. Mas, informações mais recentes, indicam que a lava já terá afetado uma centena de habitações.

A situação na zona de La Palma afectada pela erupção “é devastadora”, afirmou o presidente do Cabildo de La Palma. “Um fluxo de lava com uma altura média de seis metros corrói literalmente casas, infraestruturas, colheitas que encontra a caminho”, explicou Mariano Hernández Zapata.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região.

As autoridades espanholas planeiam retirar das zonas de La Palma mais expostas à erupção do vulcão cerca de 10.000 pessoas. Durante a madrugada não pararam, tentando assegurar que as zonas de risco tinham sido evacuadas.

A maioria dos residentes deslocados estão num quartel em Peña Bajo.

A Guardia Civil mobilizou mais de 120 agentes, de diferentes unidades, para fazer face à situação.

As autoridades referem que há várias estradas afetadas pela erupção, estando algumas delas encerradas ao tráfego por precaução.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, irá esta manhã visitar o local onde se encontram a maioria dos deslocados

Leia mais em Diário de Notícias

Assine nossa Newsletter