Início Mundo França cancela festa após “facada nas costas” de Reino Unido, EUA e Austrália

França cancela festa após “facada nas costas” de Reino Unido, EUA e Austrália

As autoridades francesas cancelaram a festa de aniversário de uma batalha naval decisiva da Guerra da Independência dos Estados da América (EUA), em Washington, confirmou a embaixada francesa, após acordo de defesa para a região do Indo-Pacífico.

A atitude de França surge depois de ter considerado “brutal” e feito “ao estilo de Trump” o acordo sobre Defesa entre WashingtonCamberra e Londres, lamentando que o novo tratado conduza ao cancelamento do contrato de fornecimento de submarinos franceses à Austrália.

A comemoração do aniversário de uma batalha naval decisiva da Guerra da Independência dos EUA, concluída com a vitória da frota francesa sobre a britânica, em 5 de setembro de 1781, estava agendada para a noite de sexta-feira na residência do embaixador francês em Washington.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou na noite de quarta-feira uma parceria estratégica com o Reino Unido e a Austrália, fornecendo submarinos com propulsão nuclear para Camberra, o que expulsou os franceses da jogada.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!