Início Cultura Eunice Muñoz escreve carta a uma jovem atriz

Eunice Muñoz escreve carta a uma jovem atriz

Aos 93 anos, a atriz decidiu como quer ser recordada. Está tudo no filme que estreia em novembro

Um documentário sobre Eunice Muñoz, atriz com 80 anos de carreira que ganhou a imortalidade logo em 1986 quando interpretou “Mãe Coragem e Seus Filhos”, de Bertolt Brecht, foi realizado a seu pedido como passagem de testemunho à neta. Tem estreia agendada para o dia 4 de novembro em mais de 30 salas de cinema do país.

“Decidi que era altura de passar o testemunho e ver continuado o sonho do teatro pela minha neta Lídia [Muñoz], testemunho que passo orgulhosamente e que quis ver registado pelo cinema”, disse hoje Eunice Muñoz, durante uma apresentação do filme à imprensa.

Realizado por Tiago Durão, “Eunice ou carta a uma jovem atriz” terá uma antestreia, a 03 de outubro, e estará na secção Heart Beat do festival DocLisboa, que acontece entre 21 e 31 desse mês.

Posteriormente estreará, pelo menos, em 32 salas de cinema distribuídas por todo o território de Portugal continental e ilhas, podendo algumas outras virem ainda a “ser fechadas até 4 de novembro”, revelou o realizador.

O filme revisita a vida de Eunice Muñoz através das suas memórias privadas, oferecendo ao público uma visão do lado humano da atriz, através da entrada na sua casa, que abre caminho a uma viagem pelos últimos 80 anos, que começaram no velho palco do Teatro Nacional.

Ruy Belo, Maria João Pires e Luís Miguel Cintra

O documentário – ou “lugar de memória”, como Tiago Durão prefere chamar-lhe – revela a cumplicidade natural entre Lídia e Eunice, abrindo portas à sua intimidade e aos seus rituais domésticos.

O início do filme é uma sequência de imagens sob a voz do ator Ruy de Carvalho, que faz o prólogo do filme, seguida da música de Maria João Pires, a tocar a sonata n.º 14 de Beethoven.

“O filme foi como uma bola de neve e foi-se fazendo”, explicou Tiago Durão, que a dada altura da sua realização convocou Luís Miguel Cintra para dar voz a um poema de António Barahona, enquanto são passadas em retrospetiva imagens de Eunice mulher, com a família, e da Eunice atriz, nos palcos e no cinema.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!