A Coreia do Norte disparou, esta quarta-feira, dois mísseis balísticos não identificados no Mar do Japão (que as duas Coreias designam por Mar Oriental).
“A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos não identificados para o Mar Oriental a partir da região central do país, depois do meio-dia de 15 de setembro”, disse o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) em comunicado, citado pela agência Efe.
A última vez que o regime de Pyongyang disparou um míssil balístico foi no final de março, quando testou o que parecia ser uma versão do seu projétil KN-23, capaz de realizar trajetórias muito difíceis de intercetar.
O lançamento de hoje também foi detetado pela Guarda Costeira japonesa, que indicou que os mísseis aterraram fora da zona económica exclusiva do Japão (ZEE).
A Guarda Costeira japonesa notificou o lançamento por volta das 13.38 horas (5.38 horas em Portugal continental), informou o Ministério da Defesa, de acordo com a emissora pública japonesa NHK.
Segundo a mesma fonte, nenhum navio ou avião comunicou danos devido aos lançamentos norte-coreanos.
Os disparos ameaçam a paz e a segurança do Japão e da região
De acordo com a Associated Press (AP), o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse que os mísseis aterraram fora da ZEE japonesa, nas águas entre o noroeste do Japão e a Península Coreana.
“Os disparos ameaçam a paz e a segurança do Japão e da região e são absolutamente escandalosos”, disse Yoshihide Suga. “O governo do Japão está determinado em intensificar a vigilância para estar preparado para qualquer contingência”, acrescentou.
O lançamento surge depois de o regime da Coreia do Norte ter afirmado que testou um novo tipo de míssil de cruzeiro de longo alcance, durante o fim de semana.
Leia mais em Jornal de Notícias