Petrolífera Petrobras coloca em operação a sua maior plataforma marítima

Petrolífera Petrobras coloca em operação a sua maior plataforma marítima

A brasileira Petrobras anunciou hoje que colocou em funcionamento o navio-plataforma Carioca, a sua maior plataforma marítima para exploração de hidrocarbonetos, cuja capacidade equivale a 8% da produção atual da petrolífera

A unidade flutuante adaptada para produzir, armazenar e transferir hidrocarbonetos, tem capacidade para extrair diariamente até 180 mil barris de petróleo e seis milhões de metros cúbicos de gás natural, além de armazenar 1,4 milhões de barris de crude.

A embarcação, construída em parte na China e em parte no Brasil, é a maior plataforma da Petrobras, quer em termos de capacidade de produção, quer em tamanho, e na segunda-feira começou a operar parcialmente com alguns dos seus sete poços produtores e quatro injetores.

O navio-plataforma FPSO Carioca foi o primeiro a ser instalado no campo de Sépia, em águas ultra-profundas do Atlântico (2.200 metros), na bacia marítima de Santos, a cerca de 200 quilómetros do litoral do estado do Rio de Janeiro.

Maior empresa do Brasil, a Petrobras tem a concessão em Sépia para operar no pré-sal, um horizonte de exploração com reservas de grande dimensão que podem tornar o Brasil num dos maiores exportadores mundiais de petróleo.

A Petrobras informou que, com a nova instalação, já conta com 22 plataformas de extração de hidrocarbonetos do pré-sal, que respondem conjuntamente por 70% da produção total da companhia.

Segundo a empresa, o Carioca é a primeira das treze novas plataformas que entrarão em funcionamento no pré-sal entre 2021 e 2025, e que se somarão às 60 já em operação da empresa.

A unidade pertence e é operada pela empresa Modec, mas a Petrobras firmou um contrato de aluguer pelo qual poderá utilizá-la por 21 anos no campo de Sépia.

Concebida para aumentar a eficiência e reduzir custos e emissões, a nova estrutura conta com um sistema de remoção de dióxido de carbono (CO2) presente no gás natural extraído.

Related posts
BrasilChina

Estaleiro de Dalian constrói maior plataforma petrolífera do mundo

Brasil

Regulador aprova primeira venda de uma refinaria da brasileira Petrobras

BrasilEconomia

Brasileira Petrobras aprova venda de refinaria por 1,40 mil milhões de euros

BrasilEconomia

Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás

Assine nossa Newsletter