Início » Vale de Panshir: berço ou caixão da resistência aos talibãs?

Vale de Panshir: berço ou caixão da resistência aos talibãs?

Susana Salvador

Ahmad Massoud, filho do líder da Aliança do Norte morto dois dias antes dos ataques do 11 de Setembro, retoma a luta do pai e apela ao apoio da comunidade internacional.

“Escrevo hoje do vale de Panshir, pronto a seguir os passos do meu pai, com combatentes mujaedines que estão preparados para, mais uma vez, enfrentar os talibãs.” Há duas décadas, o impenetrável vale a nordeste de Cabul, que não caiu nas mãos dos soviéticos nos anos 1980 nem dos talibãs já nos 1990, era o bastião da Aliança do Norte, fundada e liderada por Ahmad Shah Massoud – que seria morto pela Al-Qaeda dois dias antes dos atentados de 11 de setembro de 2001. Agora, é de novo o berço da oposição aos talibãs, com o seu filho a apresentar-se como líder da Frente Nacional de Resistência do Afeganistão. Até quando resistirá?

Ahmad Massoud, que nasceu no “vale dos cinco leões” há 32 anos e estudou em Londres, escreveu um artigo de opinião no The Washington Post a explicar que a resistência tem armamento que tem vindo a “armazenar pacientemente” desde os tempos do seu pai, “porque sabíamos que este dia chegaria”. Além disso, diz contar com o apoio de muitos afegãos que responderam ao seu apelo inicial para se juntarem à luta, incluindo soldados “enojados” com a rendição dos seus comandantes aos talibãs, que conquistaram o país numa ofensiva de dez dias quase sem resistência, e ex-membros das Forças Especiais afegãs.

“Mas isso não é suficiente”, afirmou, apelando à comunidade internacional para ajudar com mais armas. “Os talibãs não são só um problema do povo afegão. Sob o controlo talibã, o Afeganistão irá sem dúvida tornar-se no epicentro para o terrorismo radical islamita. Planos contra as democracias serão desenhados aqui mais uma vez”, acrescentou o filho do falecido “leão de Panshir”, reconhecido oficialmente desde 2019 como tendo sido um herói nacional.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!