Chanceler chinês conversa com secretário de Estado americano sobre laços bilaterais - Plataforma Media

Chanceler chinês conversa com secretário de Estado americano sobre laços bilaterais

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, trocou nesta segunda-feira opiniões sobre os laços bilaterais com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, durante uma conversa por telefone.

Wang disse que, tanto a China como os Estados Unidos são membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e participantes de relevo no sistema internacional contemporâneo.

Diante os diversos desafios globais e assuntos importantes de nível regional, os dois países devem coordenar-se e cooperar, correspondendo ao que a comunidade internacional espera, acrescentou Wang.

Blinken também referiu que é muito importante para os Estados Unidos e a China manter a comunicação sobre assuntos importantes a nível internacional e regional.

O secretário de Estado norte-americano disse que concorda que um objetivo comum para os Estados Unidos e a China é atingir a coexistência pacífica, expressando a esperança de que ambas as partes procurem e realizem a cooperação.

Claro que existem óbvias diferenças entre os dois lados, disse Blinken, acrescentando que estas podem ser resolvidas de maneira gradual e construtiva ao longo do tempo.

Related posts
ChinaPolítica

Biden garante a Xi Jinping querer evitar conflito involuntário China-EUA

ChinaPolítica

Pequim culpa Washington por “impasse” nas relações bilaterais

ChinaMundo

China confirma visita de vice-secretária de Estado norte-americana

ChinaPolítica

China diz que regras feitas no ocidente não podem ser encaradas como normas universais

Assine nossa Newsletter