Entenda 'corrida do lítio' para movimentar os veículos elétricos - Plataforma Media

Entenda ‘corrida do lítio’ para movimentar os veículos elétricos

Custos ambientais de exploração são altos, apesar de marketing da indústria automotiva.

No topo de um vulcão dormente há muito tempo no norte de Nevada, trabalhadores se preparam para explodir e escavar um poço gigante que servirá como a primeira mina de lítio em grande escala nos Estados Unidos em mais de uma década —um novo suprimento de um ingrediente essencial para baterias de carros elétricos e energia renovável.

A mina, construída em terras federais sob leasing, poderá ajudar a enfrentar a dependência quase total dos Estados Unidos de fontes estrangeiras de lítio.

Mas o projeto, conhecido como “Lithium Americas”, atraiu protestos de membros de uma comunidade indígena americana, de fazendeiros e de grupos ambientais, porque deverá usar bilhões de litros da água do subsolo, potencialmente contaminando parte dela por 300 anos, enquanto deixará uma montanha de resíduos.

Explodir uma montanha não é sustentável, não importa quanto marketing as pessoas apliquem nisso”, disse Max Wilbert, que vive numa barraca no local proposto para a mina enquanto dois processos legais que tentam bloquear o projeto.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Assine nossa Newsletter