Inferno da Grécia e da Turquia pode chegar a Portugal em duas semanas - Plataforma Media

Inferno da Grécia e da Turquia pode chegar a Portugal em duas semanas

Incêndios já destruíram centenas de casas em ambos os países. Altas temperaturas podem chegar nas próximas duas semanas a Portugal, que deverá registar um aumento de 20 graus.

É quase o inferno na Terra. A Europa está a ter um verão como poucos outros, com temperaturas extremas a fustigar vários países. No Mediterrâneo, uma onda de calor, que mantém há dias as temperaturas acima dos 40 graus Celsius, tem potenciado vários incêndios em vários países, especialmente na Grécia e na Turquia, que estão a ser dizimadas pelas chamas. Portugal pode ser atingido por esta onda de calor daqui a duas semanas.

Em Eubeia, a maior ilha do arquipélago grego, dezenas de residentes e turistas tiveram de ser resgatados de barco depois de ficarem encurralados pelas chamas na costa. A guarda costeira retirou, pelo menos, meia centena de pessoas de uma praia perto da vila costeira de Rovies, escreve a agência de notícias “Reuters”. Quase uma centena estava, ao final do dia de ontem, encurralada na ilha onde o fogo já destruiu 150 casas.

Na periferia de Atenas, milhares de residentes viram-se forçados a deixar as suas casas devido a um incêndio que queimou mais de cem habitações e que cobriu a capital grega com uma densa nuvem de ´fumo negro. Mais de 300 pessoas foram retiradas da localidade de Varympompi, a trinta quilómetros de Atenas, e de duas outras vilas vizinhas, relata o jornal britânico “The Guardian”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Assine nossa Newsletter