Início Sociedade Germano-italiana acusada na Alemanha de espionagem em favor da China

Germano-italiana acusada na Alemanha de espionagem em favor da China

Lusa

Uma mulher com dupla nacionalidade alemã e italiana foi acusada de espionagem depois de ser considerada suspeita de se ter tornado há vários anos uma informadora dos serviços secretos da China, revelaram hoje fontes judiciais alemãs

Os procuradores alemães indicaram que Klara K. é mulher de outro suspeito, Klaus L., que foi detido em julho sob suspeita de espionagem na sequência de uma acusação apresentada num tribunal de Munique, em maio.

A acusação contra Klara K. foi também apresentada em maio, acrescentaram os mesmos procuradores, salientando que só agora é que a acusação foi formalizada.

Os nomes completos dos dois suspeitos não foram revelados, em linha com o que são as regras de privacidade alemãs.

Klara K. é acusada de apoiar o marido nas alegadas atividades de espionagem, que têm vindo a ser realizadas desde 2010.

Klaus K. é um cientista político e liderou um ‘think tank’ desde 2001.

Segundo os procuradores, funcionários dos serviços secretos chineses contactaram o casal quando este realizou uma visita de estudo a Xangai em junho de 2010.

Ambos são acusados de passarem regularmente informações aos serviços secretos chineses “antes ou depois” de visitas à China ou durante a participação em conferências organizadas por multinacionais até novembro de 2019.

Essas informações, alegaram os procuradores, vieram sobretudo de “interlocutores políticos de alto nível” com os quais o casal entrou em contacto devido ao trabalho para o ‘think tank’. 

Os promotores alegam que as viagens para reuniões com funcionários da inteligência chinesa foram pagas e que o casal também recebeu “gratificações”.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!