Governo vê PIB a crescer "13,3% ou mais" no segundo trimestre deste ano - Plataforma Media

Governo vê PIB a crescer “13,3% ou mais” no segundo trimestre deste ano

O ministro da Economia diz que fim das moratórias “é a nova barca do inferno da economia portuguesa” da oposição.

O governo acredita que a economia teve, no segundo trimestre deste ano, um desempenho muito semelhante ao do verão do ano passado quando o produto interno bruto (PIB) registou uma recuperação de 13,3% em cadeia.

No encerramento do debate do Estado da Nação, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, lembrou que no ano passado, quando o país reabriu depois do confinamento da primavera, a atividade registou uma forte recuperação de 13,3% comparando com o segundo trimestre, quando o produto interno bruto afundou 14%.

Este foi um dos argumentos usados pelo governante para justificar os efeitos dos muitos milhões injetados na economia para fazer face aos impactos da pandemia de covid-19. “Os 5,4 mil milhões de euros de apoios a fundo perdido que dirigimos às empresas, as moratórias bancárias e as linhas de crédito lançadas conseguiram manter a capacidade produtiva e foi por isso que a cada quebra do produto quando cresciam as restrições, a economia reagia quando estas eram levantadas”, sublinhou Siza Vieira.

“Foram 13,3% de crescimento económico (…). Outro tanto ou talvez mais no segundo trimestre deste ano”, antecipou o ministro de Estado e da Economia. A estimativa rápida das contas nacionais trimestrais vai ser divulgada no dia 30 de julho.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Related posts
PolíticaPortugal

Ministério Público investiga ministro e secretário de Estado no negócio do hidrogénio verde

EconomiaPortugal

Ministro da Economia: "Os efeitos da crise vão ser provavelmente mais duros do que prevíamos"

EconomiaPortugal

Lay-off não pode ser um "corte tão significativo"

PolíticaPortugal

Presidente da Partex pode ir para o governo

Assine nossa Newsletter