Governo vê PIB a crescer “13,3% ou mais” no segundo trimestre deste ano

O ministro da Economia diz que fim das moratórias “é a nova barca do inferno da economia portuguesa” da oposição.
O governo acredita que a economia teve, no segundo trimestre deste ano, um desempenho muito semelhante ao do verão do ano passado quando o produto interno bruto (PIB) registou uma recuperação de 13,3% em cadeia.
No encerramento do debate do Estado da Nação, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, lembrou que no ano passado, quando o país reabriu depois do confinamento da primavera, a atividade registou uma forte recuperação de 13,3% comparando com o segundo trimestre, quando o produto interno bruto afundou 14%.
Este foi um dos argumentos usados pelo governante para justificar os efeitos dos muitos milhões injetados na economia para fazer face aos impactos da pandemia de covid-19. “Os 5,4 mil milhões de euros de apoios a fundo perdido que dirigimos às empresas, as moratórias bancárias e as linhas de crédito lançadas conseguiram manter a capacidade produtiva e foi por isso que a cada quebra do produto quando cresciam as restrições, a economia reagia quando estas eram levantadas”, sublinhou Siza Vieira.
“Foram 13,3% de crescimento económico (…). Outro tanto ou talvez mais no segundo trimestre deste ano”, antecipou o ministro de Estado e da Economia. A estimativa rápida das contas nacionais trimestrais vai ser divulgada no dia 30 de julho.
Leia mais em Dinheiro Vivo