Início Desporto Detetado foco de contágio de Covid no hotel dos atletas brasileiros no Japão

Detetado foco de contágio de Covid no hotel dos atletas brasileiros no Japão

AFP

Pelo menos oito funcionários de um hotel japonês, onde está alojada a equipa brasileira de judo, deram positivo em testes de covid-19, informaram nesta quinta-feira (15) as autoridades locais

Funcionários sanitários e desportivos da cidade de Hamamatsu, a oeste de Tóquio, revelaram que os testes foram feitos antes da chegada da delegação brasileira, de 30 pessoas, no sábado.

Também garantiram que nenhuma das pessoas infetadas esteve em contato com os atletas.

A notícia foi publicada no momento em que Tóquio se prepara para sediar os Jogos Olímpicos praticamente a portões fechados, com severas medidas para evitar contaminações entre atletas, funcionários e jornalistas.

“Somente quem apresenta um teste negativo está trabalhando” com a equipe de judô, afirmou Yoshinobu Sawada, funcionário esportivo da cidade.

“Explicamos à equipe que somente trabalhadores saudáveis estão na bolha. Acredito que eles entenderam a situação e nossas medidas anticontágio”, disse à AFP.

Um parente de um dos trabalhadores infectados também deu positivo, de acordo com as autoridades de Hamamatsu.

Tóquio enfrenta atualmente um estado de emergência pelo vírus, com um aumento das contaminações. A cidade registrou na quarta-feira 1.149 casos de covid-19, o número mais alto desde janeiro.

Os atletas olímpicos estarão sujeitos a medidas rígidas de segurança e, no geral, serão mantidos afastados do público japonês.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) declarou na quarta-feira que, das mais de 8.000 pessoas que chegaram ao Japão entre 1º e 13 de julho, somente três deram positivo ao entrar e foram colocadas em isolamento.

O chefe do COI, Thomas Bach, se comprometeu a “não trazer qualquer risco” ao Japão com os Jogos, que serão abertos em 23 de julho.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!