Início Cultura Catherine Deneuve reaparece num drama de muitas emoções

Catherine Deneuve reaparece num drama de muitas emoções

João Lopes

De Son Vivant, o filme em cuja rodagem, em 2019, Catherine Deneuve sofreu um acidente vascular, foi mostrado extracompetição

Perante os filmes que tem sido possível descobrir na 74.ª edição de Cannes (a decorrer até dia 17), não será exagero dizer que este tem sido um festival de muitos e bons atores – em particular no interior da produção francesa. Revendo os títulos já mostrados, penso, por exemplo, em Sophie Marceau e André Dusssolier, em Tout S”est Bien Passé, de François Ozon, ou Valeria Bruni Tedeschi e Marina Foïs, em La Fracture, de Catherine Corsini.

Agora é tempo de falarmos de De Son Vivant, de Emmanuelle Bercot, apresentado extraconcurso. Os nomes em destaque são Benoît Magimel e Catherine Deneuve: ele no papel de um professor de arte dramática que, ainda antes dos 40 anos, é atingido por um cancro no pâncreas; ela, a mãe, acompanhando o sofrimento do filho, lidando com o inaceitável.

Não será fácil dar conta da subtil teia emocional de um filme obviamente muito pensado e sentido (a realizadora assina também o argumento, em colaboração com Marcia Romano). Até porque, convém não esquecer, hoje em dia há toda uma mediatização do sofrimento, quotidiana, agressiva e obscena, que vive de grandes “verdades” abstratas, no fundo menosprezando as singularidades de cada ser humano. Bercot consegue colocar em cena o trabalho médico e as convulsões familiares sem nunca desvalorizar tais singularidades.

Verdadeiro “ator de composição”, Magimel é admirável, representando um misto de raiva e introspeção, desse modo confirmando também as muitas nuances dos seus recursos – para nos ficarmos por uma referência exemplar da sua filmografia, recordemos o seu confronto com Isabelle Huppert em A Pianista (2001), de Michael Haneke.

Quanto a Deneuve, importa lembrar que foi precisamente durante a rodagem de De Son Vivant, em novembro de 2019, que ela sofreu um acidente vascular que se veio a revelar “muito limitado e reversível”, ainda que a rodagem tivesse que ser, naturalmente, interrompida.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!