Início Portugal Economia portuguesa é das que mais travam na UE com nova vaga

Economia portuguesa é das que mais travam na UE com nova vaga

Paulo Ribeiro Pinto

Efeitos do recuo nas medidas de desconfinamento já estão a chegar à atividade económica, segundo o indicador da OCDE que acompanha a evolução semanal do PIB.

O primeiro-ministro admitiu esta semana que Portugal está a “enfrentar a quarta vaga”, com a variante Delta, e os efeitos parecem começar a fazer-se notar na atividade económica. É esse o sinal dado pelo indicador semanal desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), atualizado até ao final do mês de junho.

O weekly tracker, como é chamado, é um indicador de alta frequência que analisa a evolução do produto interno bruto (PIB) com base em dados de pesquisa da Google e em algoritmos que criam de modo automático modelos de representação da realidade a partir de um conjunto de dados – é um tipo de inteligência artificial adaptada à análise da atividade económica.

Depois da recuperação pronunciada no final de abril, com o avanço das diferentes fases de desconfinamento, em junho o indicador semanal começou a apresentar maiores oscilações, acabando por fraquejar mais no final do mês passado.

Os dados mostram uma queda homóloga do PIB português de 5,7%, apenas atrás da Grécia, com uma variação de -8,62%. De entre os 17 países da União Europeia incluídos na amostra da OCDE, é o que apresenta uma variação percentual mais significativa face à semana de 20 de junho.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!