População mundial usa cinco biliões de sacos de plástico por ano

População mundial usa cinco biliões de sacos de plástico por ano

O professor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Europeia explica que apesar de o plástico ser “uma grande invenção”, os sacos deste material constituem um dos problemas mais graves para as espécies

No mundo usam-se cinco biliões de sacos de plástico por ano, segundo as Nações Unidas, dos quais 3,5 biliões, cerca de 70%, acabam na natureza ou em aterros e afetam muitas espécies no oceano e em terra.

Apesar de o plástico ser “uma grande invenção”, os sacos deste material constituem um dos problemas mais graves para as espécies, explica o professor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Europeia Álvaro Luna, por ocasião da celebração, no sábado, 03 de julho, do Dia Internacional Livre de sacos de plástico.

São frequentes as imagens de animais apanhados por sacos de plástico no oceano, no entanto o problema também existe em terra firme, assegura Luna, porque “em muitos locais de África e do Médio Oriente os animais do campo alimentam-se destes resíduos”.

Camelos, cabras e vacas “morrem pela ingestão de sacos de plástico nestes lugares”, diz o especialista, citado pela agência EFE.

Leia mais em TSF

Related posts
Cultura

Ai Weiwei em Serralves, pela justiça ambiental

LifestylePlataforma Sabores

Empresa francesa lança-se na produção de foie gras de laboratório

LusofoniaPolítica

CPLP compromete-se a fazer face à emergência climática

ChinaSociedade

Soromenho-Marques diz que “China nunca bateu com a porta” à cooperação

Assine nossa Newsletter