Início Política Marine Le Pen reeleita presidente do partido com 98% dos votos

Marine Le Pen reeleita presidente do partido com 98% dos votos

A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, foi hoje reeleita presidente da União Nacional (RN, sigla original) pela quarta vez consecutiva no congresso do partido, numa votação em que nenhum candidato da oposição concorreu

Marine Le Pen, que espera sair reforçada nas eleições presidenciais na primavera de 2022, recebeu 98,35% dos votos no congresso realizado este fim de semana em Perpignan, a única cidade com um presidente da União Nacional (RN).

A líder da extrema-direita francesa está à frente da RN desde 2011, quando o partido se chamava Frente Nacional, altura em que sucedeu ao seu pai, Jean-Marie Le Pen. Marine separou-se politicamente do pai para se distanciar dos excessos das suas declarações e tornar a sua oferta política mais apresentável com a ambição de conquistar o Eliseu.

A um grupo de jornalistas que estavam presentes no congresso em Perpignan, a presidente da RN fez um esforço para desmentir os rumores sobre a sua perda de confiança nas expectativas de poder vencer as eleições presidenciais no próximo ano, segundo o canal BFMTV.

Outro dos pontos fortes do congresso de hoje é a nomeação do primeiro vice-presidente do partido, que ficará encarregado de exercer provisoriamente a presidência durante os meses que Le Pen programou retirar para se dedicar integralmente à campanha eleitoral.

Leia mais em Diário de Notícias