Por que é difícil desenvolver um medicamento contra a Covid-19? - Plataforma Media

Por que é difícil desenvolver um medicamento contra a Covid-19?

Enquanto vacinas foram criadas em tempo recorde, ainda não há fármacos com eficácia significativa contra a doença que parou o mundo. Estudo publicado na revista “Science Advances” pode avançar as possibilidades.

Quando a pandemia de covid-19 foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março do ano passado, já havia uma corrida científica em andamento nos grandes laboratórios do mundo: a busca pela solução. Nove meses mais tarde, vacinas já começavam a ser aplicadas em massa. Mas se a prevenção à doença está na ponta da agulha, e o remédio para quem for infectado?

“Ainda não existe um remédio que traga uma cura para a covid. Existem alguns medicamentos antivirais que parecem interferir na replicação do vírus, e isso dá uma chance maior ao nosso organismo para combater a infecção. Mas nada que seja 100% efetivo”, afirma o microbiologista Leandro Lobo, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As dificuldades para conseguir um remédio do tipo esbarram na própria natureza — e indicam um longo caminho. O vírus é uma estrutura muito simples, tanto que pela biologia nem é considerado um ser vivo. Trata-se apenas de um envoltório lipídico com material genético e algumas proteínas. Justamente essa simplicidade é a salvação dos vírus.

Leia mais em Istoé

Related posts
MundoSociedade

América Latina pode enfrentar 'avalanche de problemas de saúde' devido à Covid

MundoSociedade

Hospitais de Banguecoque lotados devido a forte surto da doença

MundoSociedade

Milhares de estrangeiros abandonam Indonésia

PortugalSociedade

EUA voltam a colocar Portugal na lista de destinos a "evitar viajar"

Assine nossa Newsletter