Isabel dos Santos perde ação judicial na Holanda - Plataforma Media

Isabel dos Santos perde ação judicial na Holanda

A empresária Isabel dos Santos perdeu a ação na justiça holandesa, onde reclamava o afastamento do administrador judicial indicado para a Esperaza Holding, que junto a Exem Energy e a Sonangol, tem uma participação indireta na Galp Energia.

De acordo com a Angop, que cita do jornal Expresso, a Exem Energy, empresa controlada por Isabel dos Santos, tinha como acionista o seu falecido esposo, Sindika Dokolo.

A Exem Energy reclamou a 21 de Maio, o afastamento de Camilo Schutte como administrador judicial da Esperaza Holding, numa tentativa de invalidar o relatório elaborado por Schutte, que dava suporte às pretensões do Estado angolano de afastar a Exem e Isabel dos Santos da Esperaza, dando à Sonangol o controlo exclusivo desta empresa, que detém 45% da Amorim Energia, sociedade que, por seu turno, controla 33,34% da Galp.

A Justiça holandesa recusou o recurso da Exem que pedia o afastamento de Shutte, numa decisão tomada na semana passada, divulgada esta segunda-feira pelo ICIJ- Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, de que o Expresso faz parte, e que foi responsável pela publicação de Luanda Leaks.

Contactada pelo ICIJ para comentar esta decisão, a equipa que assessora Isabel dos Santos não respondeu até à publicação do artigo pelo ICIJ.

O administrador indicado para a Esperaza elaborou um relatório que pode levar a Justiça holandesa a declarar como nulo o acordo mediante o qual, em 2006, a Exem assegurou a compra de uma participação indirecta de 6% na Galp.

Leia mais me Jornal de Angola

Related posts
AngolaSociedade

PGR admite complexidade no caso Isabel dos Santos

AngolaPolítica

Isabel dos Santos diz-se alvo de "vingança pessoal" de João Lourenço

AngolaPortugal

Caixa Geral de Depósitos executa Isabel dos Santos

AngolaSociedade

Luanda Leaks: Num ano, muito mudou para Isabel, muito pouco mudou para Angola

Assine nossa Newsletter